Know-How
Veja como se sentir na Itália com os sabores da piadina romagnola
Home > Know-How > Veja como se sentir na Itália com os sabores da piadina romagnola
Saiba tudo sobre piadina romagnola e descubra o sabor desse pão tipicamente italiano!
Muitas pessoas surpreendem-se ao provar a tradicional piadina romagnola pela primeira vez. Embora a iguaria italiana se assemelhe ao já conhecido wrap, a massa macia por dentro e crocante por fora costuma encantar até os paladares mais exigentes
Além da textura muito saborosa, os recheios são preparados com ingredientes típicos da Itália, incluindo versões adocicadas, tais quais creme de avelã e doce de leite. Se até aqui você já está com água na boca, então continue a leitura e descubra mais sobre os encantos da tradicional piadina romagnola!
O que é piadina romagnola?
Na Itália, principalmente na região de Emília-Romagna, é uma comida popular e bastante democrática, sendo comum encontrá-la nas ruas, como opção de refeição rápida ou em piadinerias especializadas, que apresentam iguarias bem-elaboradas e autênticas.
Trata-se de algo típico da Romagna que é produzido há muito tempo. Estamos falando de um pão com formato semelhante a uma panqueca que é recheado com as mais diversas combinações de ingredientes a fim de atender a todos os gostos!
Qual a origem da piadina romagnola?
A origem da piadina romagnola se dá no Império Romano, que, ao invadir a Etrúria (atual Toscan), acrescentou na culinária local uma massa de pão fina equivalente à preparada pelos etruscos.
Assadas em brasas e recheados com carnes e verduras, o preparo era geralmente feito à base de trigo ou cevada, sendo um substituto do pão rústico e redondo consumido na Idade Média por conta do valor elevado da matéria-prima. Por isso, a piadina tornou-se a refeição dos nobres e plebeus de todas as horas!
No entanto, foi apenas em 1371 que surgiu o primeiro registro da história sobre o alimento: o manuscrito Descriptio Romandiola, escrito por Cardinal Angélico Grimoard, disponibilizava a receita. Nos anos seguintes, o poeta italiano Giovanni Pascoli tornou a piadina famosa ao citá-la em sua obra como “o pão rude de Roma”.
Já durante a década de 40, com a inclusão de ingredientes mais sofisticados e com as aberturas de pequenos quiosques em áreas de turismo na Itália, a piadina romagnola começa a ser vendida no mundo inteiro e apreciada por milhões de pessoas, uma vez que passou a conter deliciosos recheios de queijos e presuntos italianos, carnes, legumes e folhas variadas.
Quais as principais versões de piadina romagnola?
A massa é básica e composta de poucos ingredientes. Em vista disso, é fácil de preparar e apresenta versões variadas. A seguir, confira as melhores sugestões de piadina que podem ser servidas como uma refeição completa ou como uma deliciosa alternativa para o lanche da tarde.
Tradicional
A primeira opção de massa de piadina é a receita básica que combina com todos os recheios. Para preparar, basta utilizar farinha de trigo, leite, sal, bicarbonato de sódio, água e gordura, podendo ser obtida por meio de banha animal ou azeite de oliva. Prepare a massa, faça a moldagem em formatos de discos e em seguida aqueça na frigideira por aproximadamente cinco minutos.
Integral
Se você quer fazer uma versão de piadina mais light e saudável para preparar sanduíches leves, a dica está na seleção dos ingredientes. Substitua a farinha branca pela farinha integral para preparar a massa e não utilize gordura ou óleo. É ideal para quem está de dieta e não abre mão de lanches saborosos!
Ao forno
Não há dúvidas de que as receitas ao forno ajudam a economizar tempo e agilizam o preparo, não é mesmo? Além disso, é possível fazer tudo a seu modo, pois você terá maior controle do ponto da massa. Para preparar essa versão, basta anotar os ingredientes — farinha de trigo, bicarbonato de sódio, azeite ou banha, água e sal — e colocar a mão na massa.
Almeirão ao alho e óleo
Para inovar em sua padaria, você deve experimentar novas receitas e surpreender seus clientes na hora do almoço. Portanto, aposte na piadina recheada com almeirão ao alho e óleo. Se preferir, acrescente azeitonas pretas, palmito ou tomate seco para sofisticar ainda mais o sabor.
Presunto Parma + ricota + rúcula
Já se a ideia é reproduzir a versão original de piadina, você precisa seguir o passo a passo para fazer a massa: farinha de trigo, fermento biológico seco, água, manteiga e sal. O recheio é uma rica mistura de presunto cru, ricota e rúcula, o qual dá frescor ao sanduíche.
Frango + cenoura
Outra deliciosa sugestão de piadina romagnola é substituir a banha, usada na receita original, pela manteiga. O recheio é um mix de frango em tirinhas, cebola e cenoura. Para temperar, a dica é caprichar no azeite de oliva e na pimenta se quiser um sabor mais picante. Vale acrescentar uvas passas escuras junto ao frango e à cenoura a fim de dar um sabor mais adocicado ao prato.
Mozarela + tomate
Para fazer essa receita, basta utilizar a piadina de massa tradicional ou integral e rechear o sanduíche com mozarela derretida e rodelas de tomates frescos. Se quiser ousar um pouco mais, acrescente orégano à mistura para dar o sabor pizza ao lanche.
Salame
Para preparar essa versão, basta utilizar a massa semipronta, a qual pode ser encontrada em mercados de todo o país. Como o processo torna-se mais curto, você vai ter apenas que rechear a piadina e esquentá-la na frigideira. O destaque é o recheio feito com salame ou mortadela e pasta de atum.
Doce de leite
O famoso doce de leite pode ser usado no recheio de piadina se você quiser uma versão adocicada da iguaria. A dica é usar a massa tradicional recheada com o doce cremoso. O toque sofisticado fica por conta das nozes picadas que são misturadas ao ingrediente principal.
Enfim, ao longo do artigo foi possível descobrir os motivos que fizeram da piadina romagnola uma refeição muito especial: preparo rápido, nutritiva e muito apetitosa. É uma opção excelente para as pessoas que buscam por algo diferente e criativo na hora de se alimentarem. Por isso, não deixe de oferecer em sua padaria.
Quer uma receita?
O chef Charlie Tecchio nos deu uma bem especial. Clique aqui!
Se você gostou deste post, compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também conheçam a maravilhosa piadina romagnola!
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog